domingo, 21 de junho de 2009

veteranos com gás

Em tempos de internet e mp3, os artistas e discos aparecem e desaparecem com a velocidade de um download. Em pouco tempo parecem datados e dão lugar ao mais novo lançamento da estação.

Nesses tempos estranhos é bom saber que ainda há algumas bandas veteranas lançando bons álbuns. Sem a pretensão de "clássicos", os discos abaixo ao menos renderão boas audições.


Sonic Youth -
The Eternal

A essa altura você já deve ter ouvido o último disco do Sonic Youth. The Eternal foi lançado "oficialmente" no último dia 9, mas antes disso já tinha vazado para o mundo todo. Aqui no blog você já ouviu a faixa Malibu Gas Station, na mixtape grammophonica #6. Agora você vê o vídeo para a faixa de abertura, Sacred Trickster:




Iggy Pop - Préliminaires

Se você está esperando uma paulada sonora a la Stooges, esqueça Préliminaires. O novo disco de Iggy Pop apresenta seu lado mais... doce. Em 36 minutos, o cara usa e abusa de sua voz de barítono (alguém falou em Nightclubbing?), canta em francês e se aproxima de artistas como Serge Gainsbourg e Leonard Cohen. Easy listening da melhor qualidade.

O disco tá facinho nos torrents por aí. Ouça as doze faixas na sequência para pegar o espírito da coisa. Preste muita atenção na versão "trevas" para How Insensitive de Jobim. Impagável!


The Lemonheads - Varshons

Outra banda com disco novo na praça é o Lemonheads. Varshons apresenta covers de onze canções, cuidadosamente escolhidas por Evan Dando a partir de mixtapes dadas a ele por Gibby Haynes (Butthole Surfers). Com a palavra, Evan Dando:

"Making a good mix is an art, and Gibby has it down. I thought it would be fun to share these songs with other people like he shared them with me. So I picked the ‘greatest hits’ from his mixes and covered them, along with a few other songs I always wanted to play”.

Varshons conta com a produção de Haynes e traz ainda a contribuição (?) de Kate Moss e Liv Tyler em duas faixas.


Dinosaur Jr. - Farm

Uma das bandas que influenciou o grunge e todas as distorções do (bom) rock americano dos anos 90 chega em seu nono álbum de estúdio. Farm conta com a formação original do grupo e está com lançamento programado para 23 de junho. Mas já vazou, obviamente.

Aqui você fica com o vídeo para a sexta faixa do disco, a ótima Over It. Esqueça os dublês e repare na disposição dos caras...



Nenhum comentário: